domingo, 10 de março de 2013

Explicações e Prova do Enem 2012 parte 1

Olá queridos leitores, sei que faz muito, mas muito tempo mesmo que não posto nada no blog, contudo estou de volta e não só de volta ao blog, como também de volta a batalha do vestibular. SIM, EU NÃO PASSEI!
Como vocês puderam acompanhar o início do ano passado não foi muito favorável pra mim, para ter uma chance verdadeira de passar larguei o cursinho e me dediquei bastante aos estudos em casa, na minha cidade. Infelizmente aconteceram algumas coisas comigo que acabaram me desmotivando bastante, cheguei perto mesmo de uma depressão, só de lembrar daqueles dias já me deixa triste. Bom, fora isso eu não tive o apoio esperado na minha casa, não por culpa dos meus pais pelo menos não diretamente, houve uma reforma em toda a minha casa (toda mesmo)  minha mãe teve que viajar para capital e na minha casa o centro de tudo é a minha mãe , sem ela nada funciona realmente direito, tive que assumir as responsabilidade dela e ainda cuidar da reforma, já que o meu pai passa o dia trabalhando. Isso ocorreu na reta final para os vestibulares, tipo um mês , um mês e meio antes (sabe, aquele mês crucial em que você revisa tudo ou ao menos tenta), foi um processo desgastante por demais, quase não me sobrava tempo pra revisar, mas mesmo assim eu continuei, fiz todas as provas do Enem que tinha em casa e as estilo Enem também ( e não eram poucas).
Cheguei para as provas do Enem, do jeito que não gosto estudado muito, porém desgastada e não só mentalmente, mas também fisicamente, mesmo assim fui lá, no primeiro dia foi surpreendente consegui terminar a prova toda, sem correr , lendo tudo direitinho, preenchendo o gabarito com calma e muito confiante, aquele dia foi um injeção de ânimo pra mim, porém o segundo dia nem tanto, como já havia dito aqui em outros postes não adianta você estudar na véspera da prova até as 2 da manhã, é bobagem. Pois é, infelizmente acho que esqueci do meu próprio conselho, na noite anterior a prova do segundo dia comecei a pesquisar alguns temas de redação, tentando da uma leitura rápida para não ser pega de surpresa, já que não escrevi muitas redações ano passado (explico adiante o porque disso). Bom, quando percebi já era meio tarde, então fui dormir logo, porém como eu disse a minha mãe havia viajado e eu estava com a responsabilidade de tudo, tiver que acordar cedo, não deu pra descansar o suficiente.
Fui pra prova do segundo dia com um pouco de dor de cabeça, mas pensei forte e disse: - isso não vai me derrubar. Comecei pela redação, no começo demorei um pouco mais depois foi tranquilo pelo menos até chegar a conclusão (não sou muito boa de conclusão) vi que já estava quase estourando o tempo dedicado a redação e tinha que começar logo a prova, como achei que a redação estava suficientemente boa ( pra ganhar uma boa nota) não caprichei muito na conclusão, fiz o necessário conclui o texto, dando soluções reais ao problema. A prova de matemática estava relativamente fácil, já de português estava em um nível bem mais razoável e confesso não gostei muito de espanhol!
Enfim um mês depois conferir meus pontos e fiquei muito alegre, achei mesmo que daria pra passar, então  esperei o resultado ansiosa , mas também bastante esperançosa,  foi quando ele veio, a minha nota realmente daria pra passar se eu tivesse tirado na redação uma nota ao menos razoável. Nossa, isso foi um tremendo baque, principalmente porque no ano passado tinha irado nota máximo 1000, gosto de escrever de corrigir outras redações, fiquei mesmo sem chão, sem acreditar como eu tinha tirado aquela nota tão baixa ( não vou colocar aqui, porque dá até vergonha) e ainda mais ver as pessoas na internet dizendo que quem tava reclamando da nota da redação do Enem  não saber escrever nada e fica fazendo mimimi. Poxa, cara eu tirei 850 em 2009, 900 em 2010 e 1000 em 2011, como eu poderia ter recebido aquela nota em 2012, é porque eu não sei escrever ou os corretores não sabiam corrigir nos anos anteriores ? Enfim, esperei para ver o espelho da minha redação, resumindo segundo eles eu comecei e continuei bem 80%, mas no parágrafo anterior a conclusão e na própria eu apresentei ideias pouco reais e sem criatividade (algo assim) me deram no final 40%. Ou seja apressar o final da minha redação pra fazer mais pontos na prova, pode sim ter custado a minha aprovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário