Largue o cursinho, isso mesmo que você leu, larguei o cursinho e não eu não desisti. Depois de muito pensar, analisar os pros e contras, percebi que essa seria minha melhor saída para obter sucesso nos vestibulares e Enem desse ano.
O cursinho era de nome, a maioria dos professores era bons, além da localização que também era favorável, contudo os alunos eram o oposto de tudo isso. Não havia se quer uma sala no prédio em que não houvesse baderna, onde ninguém ou até mesmo ser ou criatura pudesse levantar sem um assovio ou comentário fosse feito. Raros eram os momentos em que a classe ficava em silêncio, sempre havia uma conversa ou alguma brincadeira infantil que interrompesse a aula de forma negativa.
Aos poucos também fui percebendo que alguns professores não tinham mais aquele compromisso todo com a aula, a seriedade na hora de explicar o conteúdo ou até mesmo deixando esse de lado para falar sobre problemas pessoais ou da falta de reconhecimento da empresa e até mesmo sobre terceiros. Presenciei inúmeras vezes a falta de controle da turma por parte de alguns professores, deixando as coisas correrem soltas ou até mesmo as vezes incitando a bagunça, a brincadeira em si.
Tudo isso foi me incomodando cada vez mais, sem contar das contantes mudanças de horário na semana, atraso de alguns docentes, cara de pau de alguns alunos, enfim decidi largar o curso, ainda tive esperança que no começo desse semestre pela proximidade com os vestibulares e o Enem talvez as coisas mudassem, porém tive notícias do amigos dizendo que tudo continua na mesma.
Para mim vestibular é coisa séria! Eu não tava ali investindo mais de R$ 600,00 reais por mês pra ficar batendo papo, contando piada, participando de besteira ou ouvi as lamúrias da injustiça no trabalho, estava ali para aprender, tentar eliminar o máximo possível as falhas que cometi ano passado. Tento ser uma estudante o mais profissional possível e isso é mínimo que espero dos outros, ao menos o respeito do espaço daquele que quer aprender, quer estudar mesmo. Contudo via todo dia o suado dinheiro do meu pai escorrendo pelo ralo ao lado de pessoas que nem ao menos são um pouco interessadas ou que se importam com quem esteja ralando o dia inteiro para bancar toda essa oportunidade.
Não tenho nada haver com a vida de ninguém, por mim cada um faz o que acredita ser o melhor pra si, se algumas pessoas acham que serão aprovadas entrando no facebook ou Twitter durante a aula ou conversando sobre a próxima balada do final de semana tudo bem. Desde que isso não atrapalhe a mim, infelizmente as coisas chegaram a esse ponto, a falta de controle total.
Já estudei em turmas em que havia mais de 120 alunos e não ouvia se quer um pio que não fosse uma pergunta interessante ou uma colocação inteligente o que tornou mais ainda inconcebível assistir aula em uma turma com 43 pessoas em total desordem. Consequentemente dentro de uma rotina de várias aulas sem aproveitamento, tentei compensar estudando mais ainda, mas no final acabei ficando exausta e meu rendimento começou a cair.
Então percebi que não dava mais, a falta de compromisso e responsabilidade deles para comigo (com o investimento que eu tinha empregado) acabou por me colocar diante de duas escolhas:
1º voltar ao meu antigo cursinho que por sinal sempre ouço falar bem;
2º voltar a minha casa e estudar sozinha.
Diante do fato de que não poderia mais voltar para meu antigo cursinho por uma questão de estar acostumada com os professores e com a didática, afinal foram 3 anos nele, resolvi trilhar o caminho de estudar sozinha em casa ou na biblioteca da cidade e vejo que depois de um mês nesse ritmo essa foi mesmo a melhor decisão.
Qualquer cursinho seja ele qual for não pode garantir que você seja aprovado, até porque o vestibular é uma questão de meritocracia, porém ele têm que lhe assegurar que você terá todas as ferramentas que ele diz possuir ter para ser aprovado, isso inclui no mínimo uma boa aula com ambiente de estudo de qualidade, onde você possar ouvir a voz do professor sem têm que pedir para os outros fazerem silêncio.
Espero que tenham gostado do post, no próximo falarei todas as vantagens e desvantagens que estou encontrando estudando sozinha
parabenss pela coragem...
ResponderExcluirfiz o mesmo no mês de julho e não me arrependo.
Obrigada!!
ExcluirSeguindo você.
ResponderExcluirCompartilhamos a mesma experiência.
Tenho 18 anos e terminei meu ensino médio ano passado e decidi, por necessidade não opção (trabalho no período integral e onde moro não há pré-vest à noite), estudar sozinha esse ano.
Confesso, não estou dando conta. Sinto falta da cobrança e "pressão saudável" que a presença dos professores me causava, sem contar o apoio. Não tô dizendo que não tenho isso, a internet tá aí e meus pais também estão cumprindo seus papeis. Mas é diferente.
Também tenho um blog que envolve a linda medicina - está beeem desatualizado =/.
Nos vemos por aí.
Força, foco e fé que você aguenta. Não é fácil, mas tudo valerá a pena.
Ah, se você tiver uma conta no facebook, visite o grupo VestMedDáDeprê (fiz há algum tempo), tem pessoas do Brasil inteiro com experiências parecidas. A troca de informações é legal por lá.
Abraços :D
http://diarymedicine.blogspot.com.br/
http://pt-br.facebook.com/vestmeddadepre
http://pt-br.facebook.com/haissateixeira
Haissa Teixera obrigada pelo comentário, te desejo muito força, foco e fé também. "Infelizmente" não tenho facebook, mas por opção mesmo, mas vou dá um jeito pra da um olhada sim!
ExcluirÉ realmente um alívio saber que existem vestibulandos nas mesmas condições que nós. Quando eu via meus colegas de classe do cursinho matando aula para ir ao shopping eu achava desestimulante, mas depois de um tempo percebi que eles eram só alguns concorrentes a menos.Depois de ler todos os seus posts percebi que você tem a garra necessária para vencer, para passar no vestibular e se tornar uma médica de sucesso no futuro.
ResponderExcluir(espero ansioso pelo próximo post)
Boa sorte =)
Nossa super obrigada pela força, ela faz um enorme diferença pra mim, acredite!
ExcluirFico feliz que você concorde comigo, afinal estudar pra vest de medicina é muita dedicação e disciplina.
Escreverei o próximo post em breve!
estou estudando sozinha pra medicina enem 2013!!!!! que Deus nos ajude!!!!
ResponderExcluirAmém, com certeza ele irá ajudar!!
ExcluirBoa sorte e ótimos estudos!
Parabéns pela garra! Eu estou praticamente na mesma situação, estou esperando pelo pré-vestibular público, mas aparentemente só estão nos enrolando, já que era pra ter começado no início do ano. Enfim, estou estudando sozinha, quero muito fazer Medicina também, é meu sonho, e mesmo estudando sozinha, eu sei que posso, assim como você.
ResponderExcluirMuita força pra todos nós, nós somos capazes! (:
Com certeza, eu consegui e te garanto vale a pena!
ExcluirA sua atitude de não esperar o cursinho para começar a estudar foi de vencedor, de um verdadeiro pré-vestibulando de medicina. Continue assim se esforce bastante, se precisar peça ajuda, só não deixe seu sonho ir embora!
Beijosss!
Também tive que largar o cursinho e estou estudando em casa sozinha...quem quiser fazer um grupo de estudos para passar no vestibular de medicina ou me dar algumas dicas validas de estudo eu agradeço muito! Boa sorte à todos!
ResponderExcluirNossa Sarah, não tinha visto seu comentário, espero que tenha conseguido!
ExcluirAbraços
Estou estudando sozinha para o enem 2015 ,vou tentar medicina pelo sisu e pela uneb .Me deseje sorte .Acho que pra eu conseguir passar só acontecendo um milagre .
ResponderExcluirOlá Priscila,
ExcluirQue nada, não pense assim, somos mais capazes, mais inteligentes e sagazes do que pensamos, o clima de pré as vezes nos derruba um pouco, mas cabeça erguida, não desanime,isso não ajuda. Acreditar e ter força de vontade, isso sim ajuda e acredito que você deve ter!
Abraços
Depois de ler seu texto me senti mais motivada. Eu só tenho cinco horas por dia para estudar, como você acha que deve ser minha rotina? Você seguia livros ou o programa de matérias do vestibular que você queria prestar?
ResponderExcluirOlá, acredito que você deva pegar o programa de matérias do vestibular que você almeja, foque primeiro nas de maiores pesos, porém sem desprezar as outras matérias, afinal todo ponto no vestibular é ouro.
ExcluirEu estudei por livros e por apostilas, dependia da matéria, se meu conteúdo era raso corria para o livro, se já tinha domínio da matéria pegava a apostilas e fazia exercício, só olhava o conteúdo se comete-se erros.
Espero ter ajudado
Abraços Juh
Quero muito fazer medicina, estou no último ano do ensino médio e quase todos meus colegas fazem cursinho, eu não faço porque não tenho condições de pagar. Quando digo que quero medicina e que estudo sozinha a maioria fala que eu não vou conseguir e isso me desanima!!
ResponderExcluirOlá Anna Luiza, não ligue para isso que disseram, eu estudei sozinha e passei nas cabeças de muita gente que fazia cursinhos caríssimos.
ExcluirAssisti aula no terceiro ano e ainda fazer cursinho pode ser um tiro pela culatra, a pessoa acaba enchendo todo o seu tempo de aula e depois não acaba sobrando momento algum para que ela realmente estude.
A aula vai te dar uma direção, um norte, um caminho a seguir, o professor vai tirar as suas dúvidas, mas estudar é um ato em que a gente prática sozinho.
Passei depois que estudei só, porque até que enfim tive tempo de fazer todos os exercícios que deveria fazer, a prática leva a perfeição, pense nisso.
Invista em você, continue focada que dará certo!
Quero muito fazer medicina, estou no último ano do ensino médio e quase todos meus colegas fazem cursinho, eu não faço porque não tenho condições de pagar. Quando digo que quero medicina e que estudo sozinha a maioria fala que eu não vou conseguir e isso me desanima!!
ResponderExcluirSou psicóloga, tenho 25 anos e quero fazer medicina,pois não me sinto realizada com a minha profissão, mas tenho receio por conta da minha idade!
ResponderExcluirOie,tenho 18 anos e estou no 3° período de farmácia, porém meu sonho sempre foi cursar medicina. Não tenho recursos e nem tempo para fazer cursinho presencial, esse ano vou começar a estudar em casa para medicina. Esse ano vai ser o terceiro ano que tento o Enem, mais sei que podem se passar anos mais vou conseguir.
ResponderExcluir