segunda-feira, 23 de abril de 2012

Depressão de Abril

  O mês de Abril é crucial na vida de todo prevestibulando esteja ele prestando medicina ou não e muitas pessoas passam por um momento pontual que eu e algumas amigas chamamos de 'Depressão de Abril'. Destaco aqui três situações que são as mais comuns:
1ª situação
  Geralmente no começo do ano a maioria da galera está bem empolgada, com desejo de fazer tudo D.I.F.E.R.E.N.T.E e dá o melhor de si, a turma no início do ano é bem mais comportada; todos com esse mesmo pensamento ou parecido, a amizade fica em segundo plano e o que importa são as palavras pronunciadas pelos professores. Todos quetos e atentos!
  Contudo os meses vão passando, novas amizades são feitas e a sala está bem mais integrada, alguns já ganharam apelidos "singulares" e até mesmo os professores encotram-se mais descontraidos (contam uma piada, enrolam um pouco a aula). Não é que o estudo tenha ficado em segundo lugar na sua cabeça (ou talvez tenha), todavia na realidade você não têm mais toda aquela atenção quase que absoluta para aula, se permite brincar um pouco, sorrir  por algumas besteiras, começa a conversar, até o momento em que vai percebendo que naquela agenda que você escreve, o cotidiano do seu estudo, anda menos preenchida e que você já não rende como antes. Se sente culpado e bate a "depressão".
2ª situação
  A maioria do pessoal da sala está displicente, porém você, não. Continua se esforçando muito, aumentou as suas horas de estudos, está fazendo cursinhos de redação, interpretação de texto e aprofudamento de biologia e química. Tudo isso para garantir que terá o resultado desejado no final do ano. Contudo a sua nota que havia subido estagnou e por incrível que pareça em alguns simulados ela caiu, enquanto outros da sua sala só se superam cada vez mais. Começa a pensar que é burro, que não adianta lutar,  que atingiu o seu máximo e ele não é bom suficiente. Fica desesperando e bate a "depressão".
3ª situação
  Você nem sabe que a maioria da turma anda desinteressada, difícilmente vai para as aulas, não porque não queira, mas ficou doente passou alguns dias de cama, depois teve uma viagem inesperada ou uma parente chato que só atrapalha veio morar na sua casa por um tempo ou ainda infelizmente alguém que você gostava muito faleceu. Enfim coisas inusitadas aconteceram na sua vida e quando menos esperava se viu atrasado em praticamente todas as matérias. Começa a achar que esse ano não vai dar pra você, medicina é dedicação e você não teve tempo de estudar nem ao menos um pouco. Fica desesparançoso e bate a "depressão".
 MUDE!
 É difícil manter o mesmo ritmo e principalmente a disposição e interesse do comecinho do semeste, mas é preciso se policiar, nenhuma brincadeira ou papo que seja feito durante a aula é mais importante do que a mesma. Ainda que você possua um conhecimento legal sobre a aula que está sendo ministrada você não sabe tudo, e isso não é desculpa para conversinhas sobre festas ou ainda sobre qualquer pessoa, sabe bastante daquele assunto?não está errando nada? pega alguns exercícios da mesma matéria do professor a vai fazer que acredito que ganhará mais.
  Está achando que seu esforço sobre humano está sendo inutil ,então é hora de reavaliar a estratégia, talvez se encher de aulas de cursinho esteja tomando o seu tempo de estudo em casa (considero as mais importantes) e quando você pensar em ir estudar o seu corpo diz que é pra você dormir, ou quer medicina pelo Enem, mas anda treinando pelas provas de engenharia do ITA, não supervalorize a prova demais, a chance de uma questão parecida cair na prova do Enem é miníma, lógico que quem resolve uma prova de matemática do ITA não sentirá grande dificuldade no Enem, porém esse talvez não seja o melhor caminho. Na dúvida do que esta realmente dano errado, procure alguém com experiência no assunto um professor, coordenador ou orientandor . Enfim alguém que possa lhe dar uma direção mais específica.
  Imprevistos aconteceram com você em uma ano determinante da sua vida? Tudo bem isso ocorre com todos. No segundo ano de tentativa conheci um monitor que soube realmente superar o inesperado. Ele estava fazendo odontologia. Ainda estava no primeiro periodo, quando resolveu em março prestar vestibular para medicina e entrou no cursinho, sempre que fazia os simulados ficava lá em baixo, mas ele não parou continou estudando tentando pelo menos superar a si mesmo, quando suas notas realmente ficaram expressivas ele teve pneumonia, passou mais de um mês sem ir a aula, mesmo assim não desistiu , no segundo semestre a universidade que ele ia prestar o vestibular mudou a sua forma de entrada, aderiu ao Enem , ele teve que mudar sua estratégia de estudo, quando perto do vestibular teve uma crise de gargata cruel. Ele me disse que mesmo assim não desistiu, era evangelico e foi o momento que ele mais esperou em Deus, resultado ele passou em 10 º lugar geral da universidade que queria.
  Adapta-se e procurar trilhar um novo caminho para o mesmo sonho, devem ser requesitos indispensáveis a um prevestibulando, não tenha medo de arriscar, nem sempre as coisas saem como planejado, por isso o mês de Abril é tão importante é um momento do ano de reflexão, pois nele avaliamos se o quer estamos colocando em pratica está dano realmente certo. Se não, ainda da tempo de mudar sem grandes conseguências como falta de tempo para estudar os assuntos finais.
Espero que tenham gostado do post, obrigada, comentem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário