Era a terceira tentativa de Cláudia Martins Pires, atualmente com 23 anos, no vestibular da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ela queria medicina, curso mais concorrido da Universidade. Embora fosse uma aluna aplicada, o nervosismo fazia com que Cláudia não se concentrasse na prova e fosse dominada pelo 'branco' na hora de resolver as questões.
"Fiz três anos de cursinho e todos os anos quando chegava perto do vestibular ficava super nervosa, eu queria tanto que a ansiedade me atrapalhava", diz.
Diante da ansiedade da filha e do desejo de mostrar que a família queria apoiá-la e não cobrá-la, Dona Helenice Pires teve a ideia de também se inscrever no processo seletivo. "Ela não comia e não dormia na semana da prova, chorava... Fiquei preocupada e disse a Claudinha que nós iríamos também com ela", conta a mãe.
O pai, Seu Clóvis Pires, e a irmã mais velha de Cláudia, Fernanda Cristina Pires, também toparam participar do incentivo à caçula da família. "Eu já era formada em biomedicina e trabalhava na área. Não estava me preparando para o vestibular, mas como meus pais resolveram se inscrever para aliviar o nervosismo dela, fomos todos fazer a prova", lembra Fernanda.
A estratégia de Dona Helenice funcionou. No dia da prova Cláudia se distraiu com as brincadeiras da família à caminho do vestibular e não sentiu o nervosismo dos anos anteriores. "Primeiro achei engraçado, mas funcionou muito bem porque brincávamos com isso. Eu era outra pessoa, fui tranquila. Até saíamos da prova discutindo algumas questões!", relata Cláudia.
Embora a ansiedade tenha sido aliviada no dia da prova, Cláudia continuou insegura sobre o resultado do vestibular e no dia em que ele foi divulgado hesitou em conferir a lista. Dois dias depois da divulgação do resultado, Dona Helenice mais uma vez incentivou a filha e impôs que ela olhasse o site da universidade.
"O resultado saiu em uma sexta-feira, quando foi no domingo eu intimei: 'você vai olhar logo depois do almoço'. Foi quando ela saiu correndo pela casa comemorando", conta a mãe. "Então perguntei pelo resultado da irmã, que ela nem tinha olhado. Quando ela acessou a lista veio a grande surpresa, as duas tinham passado! Desde então digo que um raio caiu duas vezes em um mesmo lugar, em uma mesma família", completa.
Cláudia e Fernanda cursam o segundo semestre de medicina na UFBA e continuam se ajudando, montando grupos de estudos e fazendo trabalhos em equipe.
Legal ,essa história e ainda com o final surpreendente, afinal a irmã dela também passou!
E a sua família, também assim?Te apoia?Melhor, ela acredita em você?No seu potencial?
Quando você está no 3º ano do ensino médio que presta o vestibular de medicina e não passa, geralmente a sua família entende, afinal passar assim de primeira são poucos, porém depois que você faz o pré e não passa, a coisa toda muda de figura, seus pais cobram, - como assim você passou um ano revisando o que você já sabia e não passou? alguns começam a achar que você não deu o seu máximo, que dormiu demais, ficava muito no computador ou então foi pra muita balada, as vezes sobra até pro seu namorado ou a sua namorada, dizendo que você só queria saber de namorar ou que a sua namorada fica no seu pé, te ligando o dia inteiro não deixa você estudar. Geralmente isso é momentâneo, mas vamos confessar entre nós aqui, que momento ruim.
Outros pais contudo são bem mais Relax, confia muito no filho deixa bem a vontade, afinal o especialista que vivencia tudo é ele. Só que a gente sabe que as vezes a galera aproveita de toda essa confiança, se sente confortável demais e não se dedica o bastante, joga o investimento da família fora, afinal um cursinho razoavelmente bom não é menos de 500 reais mensais, fora as apostilas.
Há ainda aqueles pais que cobram bastante. No meu segundo ano de tentativa estudei com uma menina que o pai dela ligava pro cursinho pra saber se ela tinha mesmo feito o simulado.....
P.S.:Essta notícia na integra você encontra no http://g1.globo.com/bahia/noticia/2011/11/familia-faz-vestibular-para-reduzir-ansiedade-da-cacula-no-dia-da-prova.html
Ju, creio que esse blog nao esta de acordo com o link que voce colocou e sugiro que retire ele ou mude conforme a íntegra, para evitar problemas.
ResponderExcluirAbracos
Cau, desculpe não entendi qual link você está falando, se puder especificar eu agradeço!
ExcluirAbraços
Oi Juh, o link ao qual eu me referi é esse que você postou logo abaixo da reportagem:
Excluirhttp://g1.globo.com/bahia/noticia/2011/11/familia-faz-vestibular-para-reduzir-ansiedade-da-cacula-no-dia-da-prova.html
A historia contada aqui não condiz com o que esta "na integra" na reportagem original, inclusive essa foto postada aqui é de uma familia que pode nao ter nada a ver com a reportagem e acredito que precise da permissão da familia para divulgar a imagem deles.
Abraços
De qualquer maneira,
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá Cau, acredito no que você diz, mas o que posso informar é que sempre antes de qualquer postagem que eu faça é feita uma pesquisa a respeito pra que eu não plagiei qualquer conteúdo sem querer e nem coloque informações que não são corretas.
ResponderExcluirSe a postagem não condiz agora com a reportagem, provavelmente mudaram a reportagem, sobre a imagem procuro sempre saber se a imagem foi autorizada pela pessoa, sei que não posso colocar fotos não autorizadas.
Então buscarei sobre o que você disse e mudarei ou excluirei a postagem, obrigada pela informação!
Abraços Juh
Oi Juh,
ResponderExcluirNao me entenda mal, adoro seu blog, sempre releio aqui as postagens.
Quanto a essa postagem o link original realmente nao traz mais a imagem, nem os nomes das pessoas. A reportagem original esta neste link:
http://g1.globo.com/bahia/noticia/2011/11/familia-faz-vestibular-para-reduzir-ansiedade-da-cacula-no-dia-da-prova.html
Talvez por algum problema serio, seja melhor nao identifica-los mais. Tenho certeza que ha outras reportagens otimas sobre o assunto.
De coração, sugiro retirar, principalmente por causa dos nomes e da foto que nao ha mais na reportagem original. =//
P.S nao estou conseguindo logar com meu email pq esqueci minha senha =//
bjos
cau
Oi Ju, a foto que voce postou nao condiz com o fato narrado, pois cliquei no link que voce tambem postou e nao é veridico. Como seu site é otimo em dicas, sugiro que apague a foto para nao perder a credibilidade.
ResponderExcluirAbraços,
Larissa
Ju,
ResponderExcluirVoce nao vai excluir a postagem?
Oi Ju, eu ja te informei que essa informação não procede com o link de onde voce diz ter tirado, sugiro retirar a foto e nomes dos envolvidos.
ResponderExcluirCau
Oi Juh.
ResponderExcluirAguardando a retirada desse post, pois gerou mal entendidos.
A foto ainda nao foi excluida Juh.
ResponderExcluir